quinta-feira, 24 de março de 2011

Sonhos lúcidos e multiversalismo 1

1. Hoje se admite a hipótese de que haja muitos universos, com realidades muitos próximas do universo que conhecemos e outros com realidades muito diferentes do qual estamos acostumados
2. Multiversalismo é o conjunto de idéias derivadas das leis básicas da natureza e do universo, também conhecido como universalismo, cosmopolitismo; filosofia univérsica, ecletismo, etc.
3. A ciência tem ou deveria ter por definição um espírito bem multiversalista, mas nem tudo é perfeito.
4. O envolvimento em uma crença religiosa, ideológica, sectaria, qualquer que seja ela, separa o homem dos outros homens.
5. Dai a criação de religiões, igrejas,filosofias, partidos políticos, seitas, facções, tendências, escolas, grupos, panelas, etc.
6. Não é que isso seja de todo errado todo mundo é livre para associar-se para defender as suas idéias, mas o problema é que as pessoas abusam.
7. Ghandi costumava dizer que era cristão, mulçumano, judeu e hindu.
8. Uma vez separado dos outros homens, e buscando manter a sua segurança pessoal, esse homem luta com os outros homens, seus próximos, ou aqueles com quem convive até mesmo dentro do âmbito de sua crença.
9. Daí aparecem as separações, cismas, rachas, saidas, dissidencias negativas, etc.
10. Já aquele que pratica o multiversalismo procura viver o sentimento de amor transpessoal ou da maxamizade universal, e não mais entra em luta com os seus semelhantes.
11. A base do multiversalismo é a busca da verdade, o respeitos aos outros, as outras crenças, aprender com os outros para poder ensinar.
12. Sempre podemos aprender algo novo dos que pensam diferente de nós.
13. O sonhador lúcido pode aprender com a psicanálise, behaviorismo, materialismo, neurocientistas, filósofos contrários à lucidez onírica, viajantes astrais, projetores lúcidos, inclusive de sonhadores lúcidos que discordem da nossa maneira de pensar, etc.
14. Os princípios básicos são liberdade de pensamento, a liberdade de expressão, a livre investigação, a tolerância, a elasticidade existencial.

Otavio Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário